ALUNOS DE ESCOLA ESTADUAL EM JUNDIAÍ RECEBEM RGS EM AÇÃO REALIZADA POR MEIO DO PROGRAMA CONVIVA

ALUNOS DE ESCOLA ESTADUAL EM JUNDIAÍ RECEBEM RGS EM AÇÃO REALIZADA POR MEIO DO PROGRAMA CONVIVA

O secretário executivo da Educação, Haroldo Rocha, acompanhou nesta terça-feira (18), a emissão de RGs para alunos da Escola Estadual Rafael Mauro, em Jundiaí. Os estudantes beneficiados ainda não possuíam o documento. A iniciativa faz parte de um acordo de colaboração entre a Secretaria Estadual da Educação e a Secretaria de Segurança Pública do Estado.

“Temos crianças de várias idades aqui na escola, que precisam do documento para inúmeras ações. É importante que as famílias tenham a consciência sobre a importância desse documento, que será disponibilizado de forma digital hoje mesmo e entregue de forma física aqui pela escola em alguns dias”, explicou Rocha.

Ao todo, pelo menos 185 alunos foram beneficiados e puderam emitir seus documentos. Para a Dirigente Regional de Ensino de Jundiaí, Valdete Ramos de Oliveira Melo, este é um ato que traz, além de tudo, mais cidadania aos estudantes. “Já tivemos casos de alunos que, na hora de se inscrever para uma prova importante como o Enem, por exemplo, não tinham o documento e não podiam realizar o exame que os levaria para uma faculdade. Oferecer essa oportunidade para eles é fundamental”, disse ela.

“O RG é importante pra eu poder sair na rua e, quando precisar entrar em algum lugar, ter o documento para apresentar”, declarou a estudante Gabriela Victória, de 14 anos.

“Essa iniciativa foi muito legal, porque a gente estava tentando de outras formas e não estava conseguindo. Eu estava preocupada, porque ela ainda não tinha RG, o que estava dificultando também dar andamento em outras questões”, relatou Tatiane Aparecida, mãe da aluna.

Visitas a escolas
Durante a passagem pela cidade, Haroldo também visitou as escolas Professora Maria José Maia de Toledo e Professora Joceny Villela Curado, além da nova sede da Diretoria de Ensino. “Ver de perto o trabalho das escolas inspira e incentiva o nosso trabalho de continuar fazendo a diferença na vida dos estudantes”, complementou Haroldo.

Sobre o CONVIVA
O programa da Seduc-SP objetiva a melhoria da aprendizagem, por meio da promoção de um ambiente solidário, colaborativo, acolhedor e seguro nas escolas. Visa identificar vulnerabilidades de cada unidade escolar para a implementação de Planos de Melhoria da Convivência, além de atrelar ações proativas de segurança, articular a participação ativa da família na vida escolar dos estudantes da rede de ensino estadual e ofertar ações de serviço de assistência e saúde mental.