BASE DE DADOS DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Prezados!

Criada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a plataforma da “Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência” reúne em um sistema de Business Intelligence-BI os dados censitários e informações relacionadas à pessoa com deficiência em distintas abordagens.

Dessa forma, os relatórios podem ser gerados a partir da perspectiva de diferentes áreas, como educação, saúde, emprego e renda, desenvolvimento social e esporte e outros, de forma que os estudantes de vários cursos podem fazer uso dessas informações como instrumentais de pesquisa acadêmica em nível de graduação e pós-graduação. Um dos relatórios que acabaram de ser incluídos nesta plataforma diz respeito a educação inclusiva, tanto no ensino fundamental I e II, como no ensino superior do Estado de São Paulo.

Especificamente em relação ao ensino Superior a plataforma permite filtrar os dados do número de discentes e docentes, por tipo de deficiência, faixa etária, gênero, raça ou cor, tipo de vínculo do estudante, grau e tipo de instituição de ensino, análise por atividade e bolsa extracurricular, ranque de matrículas por município, entre outros.

Por exemplo, do total de estudantes de nível universitário do Estado, 0,46% representa estudantes com deficiência matriculados em instituições de ensino superior público e privado. Dentre os cursos com mais alunos com deficiência estão Direito (1267 estudantes), Administração (792 estudantes) e Psicologia (655 estudantes).

Já em relação ao ensino fundamental no Estado, é possível conhecer os dados sobre os alunos matriculados na Rede Estadual de Educação por tipo de deficiência, idade, raça ou cor e gênero. É possível ainda, fazer a consulta por município do Estado de SP e também ter acesso ao número de alunos com deficiência matriculados nas salas de recursos.

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência divulga esse instrumental com objetivo de oferecer ao público com e sem deficiência material capaz de fomentar o interesse pela pesquisa estudantil e acadêmica sobre todas as temáticas que envolvem as pessoas com deficiência em todos os níveis de debates possíveis. Abaixo o link da plataforma para que seja divulgado amplamente.

Contamos com o seu apoio na disseminação deste instrumental.

#inclusãosp

Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência