Como informado anteriormente, a inscrição para o Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes foi adiada para o dia 17 de setembro (lembrando que não houve alteração no prazo para assinatura do Termo de Responsabilidade, que também deve ser realizada até o dia 17/09 para que o estudante esteja apto a receber o benefício). Sendo assim, contamos com o empenho das Diretorias de Ensino e das unidades escolares para que possamos contemplar o maior número possível de estudantes em situação de vulnerabilidade com uma bolsa de estudos no valor de R$1.000 por ano letivo. Para que a comunicação chegue no maior número de pessoas possível, iremos promover o Dia D do Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes no dia 15/09 (quarta-feira). A ideia é mobilizar estudantes e famílias para que realizem a inscrição no Programa presencialmente nas unidades escolares, de forma que possamos auxiliá-los neste processo.
Abaixo, algumas instruções para a realização do Dia D:
1. É essencial que a equipe da gestão escolar e os Proatecs estejam apropriados do passo a passo
para realização da Manifestação de Interesse, assim como da assinatura do Termo de
Responsabilidade. Sendo assim, seguem alguns materiais que devem ser consultados antes do
Dia D:
a. Perguntas Frequentes (FAQ) – CLIQUE AQUI
b. Vídeo tutorial para inscrição – CLIQUE AQUI
2. Estimulamos fortemente que a unidade realize ações de busca ativa para os estudantes do
público alvo. Para saber quais são os estudantes elegíveis em sua unidade, acesse o Relatório
Elegíveis Bolsa do Povo, disponível na SED (Gestão Escolar → Cadastro de Alunos → Relatórios
Gerenciais → Relatório – Elegíveis Bolsa do Povo).
Este mesmo relatório também informa quais foram os estudantes que já realizaram a Manifestação de
Interesse e, dentre estes, quais já realizaram a assinatura do Termo de Responsabilidade. O Dia D é um
momento essencial para que a escola auxilie estudantes que eventualmente tenham realizado a
Manifestação, mas não tenham assinado o Termo, que é parte obrigatória do processo de inscrição no
Programa, e também deve ser realizada até o dia 17/09.
3. Para facilitar a dinâmica de atendimento nas unidades escolares, sugerimos que a escola
imprima os Termos de Responsabilidade antes do Dia D. O Termo em PDF pode ser consultado
aqui, ou então pela SED (Questionários → Bolsa do Povo – Estudantes → Modelo do Termo de
Responsabilidade (em PDF)). Lembrando que a assinatura do Termo também pode ser feita
digitalmente por meio da SED, e que as unidades escolares podem auxiliar estudantes e
responsáveis neste processo no Dia D.
No caso dos Termos que forem assinados em documento físico, ressaltamos que é essencial que a
escola guarde os documentos para caso venham a ser solicitados pela Secretaria futuramente. Além
disso, é essencial que a escola confirme o recebimento do Termo por meio da SED (Questionários →
Bolsa do Povo – Estudantes → Confirmação de Recebimento Termo de Responsabilidade), caso
contrário não será contabilizada a inscrição do estudante. A confirmação do recebimento do Termo
deve ser feita pela escola, obrigatoriamente, até o dia 17/09).
4. Caso algum estudante elegível tenha problemas com o sistema do Bolsa do Povo no momento
de realizar a inscrição, solicitamos que seja aberto um chamado no Portal de Atendimento da
Secretaria da Educação (https://atendimento.educacao.sp.gov.br/), para que o caso possa ser
analisado individualmente