Circular 05/2019

Circular 05/2019
Assunto: Plano Gestão Quadrienal
Destinatários: Diretores/as de Escola – Rede Estadual

Jundiaí, 20 de março de 2019.

Prezados/as Diretores/as de Escola,

Este ano inicia-se um novo ciclo quadrienal do Plano de Gestão da Escola (Quadriênio 2019-2022).

Em 2019 nossa Diretoria  de Ensino integra a nova onda de expansão do Programa Gestão em Foco – MMR (método para melhoria de resultados) da Secretaria de Educação.

Diante disto,  o Plano Quadrienal será orientado paulatinamente, com data de entrega estendia: até 31/05/2019.

Itens que já devem ser providenciados e sua estrutura:

I – Proposta Pedagógica da Escola

Documento fundante, que irá nortear todas as ações da escola, que lhe confere identidade e autonomia.

A proposta pedagógica ao se constituir em documento é instrumento de trabalho de uso da instituição e da comunidade escolar, não se sujeitando ao crivo de aprovação externa, a não ser na hipótese de exame de apreciação de eventual ilegalidade. (Indicação CEE 13/97)

 Deve ser objeto de construção coletiva e contemplar os seguintes princípios em sua elaboração/revisão/reelaboração:

* Acesso e permanência;

* Qualidade do ensino;

* Gestão democrática e participativa;

* Compromisso com a formação humana e cidadã;

* Integração entre a escola e a comunidade;

* Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais;

* Respeito às diferenças;

* Equidade;

* Valorização das diferentes culturas e das experiências individuais;

* Valorização dos profissionais da educação – formação continuada;

* Instrumento da gestão que expressa a ação educativa da escola e define os rumos, a intenção e os processos indutores para o cumprimento de metas e objetivos;

* Definição clara na organização da ação pedagógica, orientadora da prática de sala de aula e do resultado do desenvolvimento curricular;

* A concepção de currículo e as implicações sociais advindas;

* Contextualização da ação pedagógica.

Tópicos que não podem faltar na Proposta Pedagógica, que devem ser revistos, construídos ou incluídos:

1) MISSÃO

Reúne os princípios e valores que norteiam a escola. É importante que fique à mostra, faça sentido para todos e seja consultada sempre que uma decisão tiver de ser tomada. A missão é um dos pontos perenes do PPP para ser um norte seguro.

Questões que responde:

* O que significa Educação para nós?

* Que estudantes almejamos formar?

2) ALUNADO

Item que reflete o histórico da comunidade do entorno, da escola e das famílias, com dados econômicos, sociais e culturais atuais (também é interessante apresentar um pouco do passado, para fazer comparações e compreender mudanças). Apresente em tabelas e gráficos acompanhados por textos analíticos.

Questões que responde:

* Quem são os estudastes e as famílias?

* Qual a história da escola?

3) RELAÇÃO COM A FAMÍLIA

Mostra como os familiares participarão das decisões e projetos e o que a escola fará para aumentar a frequência nas reuniões de pais e no conselho de escola. Revisite quantas vezes for necessário o item 2 (alunado) para fazer proposições realistas.

Questões que responde:

* Que vínculo queremos estabelecer com as famílias? Por quê?

4) RECURSOS

É um inventário de tudo que existe na escola: materiais pedagógicos, estrutura física e recursos financeiros e humanos. O levantamento permite prever gastos, planejar projetos para os alunos desenvolverem e formações para os profissionais.

Questões que responde:

* De que a escola dispõe materialmente?

* Quem faz parte da equipe?

5) DIRETRIZES PEDAGÓGICAS

Contempla o currículo da escola e os objetivos de ensino de cada disciplina, separados por etapa, ano a ano. Nesse item é essencial apresentar as metas de aprendizagem e as formas de avaliação.

Questões que responde:

* Como é o currículo?

* Quais são os objetivos de ensino?

* O que e como ensinar?

* Como avaliar os alunos?

Também fazem parte da Proposta os Dados sobre a Aprendizagem e o Plano de Melhoria, cuja estrutura e orientação serão dados oportunamente.

II – Anexos do ano de 2019

1) Documentos homologados:

1) Quadros Curriculares por curso e série/ano homologados

2) Calendário Escolar do ano letivo em curso homologado

3) Quadro de turmas de ACD homologadas e as respectivas propostas de trabalho

4) Quadro de turmas de Educação Física para as classes do período noturno autorizadas

5) Quadro de turmas de Ensino Religioso homologadas

6) Quadro de turmas de Espanhol homologadas e plano de trabalho

7) Escala de Férias do Pessoal Administrativo e Funcionários

8) Horário Administrativo homologado

2) Professores Coordenadores

1) Horário dos Professores Coordenadores

2) Plano de Trabalho dos Professores Coordenadores

3) Horário das ATPCs – Atividade de Trabalho Pedagógico Coletivo

3) Professor Mediador Escolar e Comunitário

1) Plano de Trabalho

4) Programa Escola da Família

1) Plano de Trabalho

2) Calendário do Programa Escola da Família

3) Relação dos Educadores Universitários

5) APM

1) Balancetes da APM 1º e 2º semestres de 2018 aprovados pelo Conselho Fiscal

2) Comprovante de Registro da Ata da convenção da APM em cartório

3) Relação dos membros da APM 2019

4) Plano de Trabalho e de Aplicação de Recursos Financeiros da APM 2019

6) Conselho de Escola

1) Cópia da Ata da Constituição e posse do Conselho de Escola 2019

2) Relação dos membros do Conselho de Escola 2019

3) Plano de Trabalho do Conselho de Escola

7) Grêmio Estudantil

1) Cópia da Ata da Constituição e posse do Grêmio Estudantil 2019

2) Relação dos membros do Grêmio Estudantil

3) Plano de Trabalho do Grêmio Estudantil

8) Cópia da autorização para ocupação da Zeladoria publicada em DOE

9) Cantina – Cópia de ocupação legal da cantina

10) Comprovante da realização de serviços:

1) Limpeza das caixas d’água

2) Limpeza de todos os filtros de bebedouros

3) Recarga de todos os extintores de incêndio

4) Dedetização e desratização de toda a U.E.

11) Projetos da Pasta e outros que apontam para o enriquecimento do currículo

 

Att

Maria Ludmila B. Catalá Mendes
Dirigente Regional de Ensino
Diretoria de Ensino – Região de Jundiaí